Quantcast
Channel: Não tem pão
Viewing all articles
Browse latest Browse all 442

Ateus e a Intolerância Religiosa

$
0
0

Mais uma postagem de terça-feira. As minhas postagens costumam ser mais sobre opiniões e a respeito do que leio.Hoje, gostaria de comentar sobre determinado assunto com o leitor. O que vou falar pode ser, de certa forma,polêmico.Afinal, discutir sobre religião e o ateísmo é visto com certo receio em nossa sociedade.

Começando com as explicações básicas: "o que é um ateu ?" Ateu é uma pessoa que não crê na existência de Deus,nem no diabo, e muito menos na teoria do céu e inferno. Muitas pessoas associam ateu a uma pessoa que está do lado do diabo.Porém, essa ideia é equivocada,e muito veem o ateu como uma pessoa ruim só pelo fato dele não acreditar em Deus. Ou seja, o ateu é o indivíduo que nega a existência de Deus, seja ele um ou vários, cosmocentrista ou teocentrista. O ateu, ao chegar no dilema do agnosticismo, escolhe não acreditar por uma questão de lógica intuitiva.

Na semana passada, li um artigo na Exame,onde uma jornalista que sofreu preconceito por te se declarado ateia,e isso meio que repercutiu. Eu li comentários aleatórios no twitter. Teve gente que disse que ateu gosta de se fazer de coitadinho,e outros dizendo que religião é a pior droga da humanidade (e por ai vai...).


Acho que o grande problema de nossa sociedade é que ela não sabe aceitar a opinião e o gosto alheio.É só o ateu que sofre preconceito? Errado. Pessoas religiosas tendem a ter preconceito com pessoas de outras religiões que, na minha opinião, chega a ser algo de uma ignorância sem tamanho. Todos querem ser respeitados de acordo com suas crenças e opiniões. Contudo,as mesmas (religiões) não querem respeitar as outras pelo que elas acreditam ser o certo. Não precisa ser uma pessoa com muito contato religioso para saber sobre guerrinhas entre pessoas evangélicas, católicas, espiritas e etc.

A discussão é algo normal. Porém,não deveria ser. O ser humano não consegue aceitar a diferença religiosa (ou do "não ter fé") e fica julgando como se fosse dono da verdade absoluta. Não importa a sua crença religiosa,nem se você não tem essa crença em Deus. Você deve respeitar a opinião e escolha dos outros.Afinal, desde que não esteja fazendo mal a ninguém não haverá do que reclamar.


No lado da Ciência, algo é provado desde que passe, experimentalmente pelo que chamamos de método científico. Para um experimento ser aceito como uma prova, ele precisa ser aprovado pela comunidade científica do campo em questão. Dadas as condições, qualquer instância do mesmo precisa produzir exatamente os mesmos resultados. É impossível provar que Deus existe.Mas, a religião explica fenômenos que a ciência não explica ao todo. Nesse caso, é seguro dizer que, um homem que vê espíritos está se valendo de um "sentido" tão real quanto o tato ou a visão. Isso não tornaria a religião menos científica.

Você não tem privilégios se for um religioso ou ateu, uma escolha de crença não é algo que irá determinar seu grau de esclarecimento, ou seu grau de moralidade diante da sociedade. Ateus também são preconceituosos da mesma maneira que muitos religiosos são fanáticos e intolerantes diante do próximo por pensar de maneira diferente dele. Esse problema poderia ser resolvido de maneira simples. Respeite o próximo da mesma maneira que você quer ser respeitado.

Viewing all articles
Browse latest Browse all 442

Trending Articles