Esse foi um episódio mediano para o padrão da série. Mas,ainda assim,bom.
O interessante é que esse episódio começa como se fosse um conto: há uma narradora contando um fato que ouviu de um parente distante.
A premissa é simples: Rory,Amy e o Doutor pretendiam ir ao México para o Dia dos Mortos. Mas,a TARDIS acaba parando na cidade chamada,Misericórdia. Há uma grande placa dizendo "Dê o fora" (tradução livre). O Doutor a ultrapassa, nota que há energia elétrica (20 anos antes dela ter sido "inventada").Eles param num bar, e imediatamente, são postos pra fora.O motivo? Há um ciborgue à procura de um doutor.Os cidadãos não podem ultrapassar a linha feita por ele (ninguém pode entrar ou sair).Dentro de pouco tempo,morreriam. O Doutor resolve sair dos limites da cidade, e descobrir a respeito do alienígena que mora na cidade (um doutor).
O ciborgue foi resultado de uma experiência que consistia em juntar pessoas à armas.Criaram soldados. A guerra acabou,e o ciborgue (o último?) estava executando os envolvidos no projeto.
Bem,Toby Whithouse já havia roteirizado episódios para a série ["School Reunion" (2006), "The Vampires of Venice" (2010), e "The God Complex" (2011)].Não duvido de sua competência. Mas,admito que o roteiro não me agradou. De todo modo,há dois pontos a serem considerados...
Primeiro: mostrar o doutor segurando uma arma sempre causa um tipo de reação estranha nos fãs. O doutor é um pacifista. A vibe que ele pegou nesse episódio é,totalmente,diferente do que vimos nas outras seasons.É como se ele tivesse regredido à primeira temporada.
Segundo: há algo para tirarmos daqui? Sim! A conversa que a Amy tem com o doutor põe as rédeas na situação. O que me faz pensar que o doutor precisa de companions,porque eles são um pedaço do seu lado humano. Um dia ainda toco nesse assunto. As companions acrescentaram (e muito) ao caráter do Doutor.
E uma coisa boa: Pela preview do 7x04,teremos o pai do Rory novamente! Estamos a apenas um episódio da despedida dos Pond's. Implica alguns surtos,adrenalina,alto risco de spoilers soltos aos ventos,reviravoltas,e choro (meu,no caso.Despedidas não são a minha praia).
P.S.: se notarem algum erro,mandem um tweet para @blogabs