Bem,começando a escrever uma nova postagem na véspera de natal, decidi dar meu ponto de vista sobre o que chamam de rede social. Pois bem, rede social, para quem não sabe, são aqueles sites com o intuito de socializar ou espalhar conteúdo com outras pessoas.
Os sites são bem variados e tem diversos estilos e gêneros. Sites como Orkut, Facebook, Twitter, Google+, MySpace, Formspring dentre outros são considerados redes sociais.
O twitter é tida como uma rede social, porem eu o considero um mini-blog,como é no caso do tumblr (porém,este último se foca mais no designer com fotos e vídeos). Mas, o que todas elas tem em comum? Elas nos permitem escrever o que queremos,pode ser um texto, um vídeo, ou uma foto de sua preferencia. Cada vez mais as redes sociais estão se tornando populares. E mesmo aqueles que não sentiam interesse no inicio, hoje, estão aos poucos entrando nesse mundo.
Qual o ponto que eu quero chegar? Simples. Vale a pena usar redes sociais? Temos um sistema poderoso em nossas mãos, como o Twitter e Facebook. Contudo, em minha opinião, a maneira como vejo as redes sociais, e o que são divulgadas nelas, é de um péssimo nível de qualidade, o qual não me desperta nenhum interesse. A rede social é uma forma de socializar que pode ser usada para espalhar conteúdo de qualidade.Mas,quando a simples socialização vira algo compulsivo e sem controle, pode deixar a navegação insuportável.
Não que todos são obrigados a só espalhar conteúdo na internet (esse foi um caminho que escolhi para as redes sociais, as utilizo para usufruir e compartilhar conteúdo). Entretanto,uma socialização sadia seria de bom agrado para todos. Vamos começar falando do Facebook.
O Facebook é uma rede social na qual você pode compartilhar textos, links, videos e fotos.
Eu uso o facebook por causa das fanpages (desde que se marque a opção "curtir", pode-se ver o que tais pages postam). Ou seja, eu tenho marcado sites como O Globo, Exame, Olhar Digital, TechTudo entre outros. Então, todas as noticias que eles passarem vai aparecerá na minha "home" da rede social, fazendo assim um sistema útil e bem atualizado.
O grande problema do Facebook em si são as pessoas. A grande diferença entre socializar algoé você usar isso como desculpa para achar que as pessoas tem de aturar seus problemas. Pare para pensar um pouco, você gostaria de ver todo santo dia uma pessoa reclamando da vida, ou postando ofensas e preconceitos na rede social, e se conformar com o fato desse alguém estar livre de contestação? O pior comportamento no Facebook é o usuário achar que sé pelo fato de determinada pessoa ser "amiga", ela é obrigada a aturá-la.
Conheço pessoas no facebook que são até interessantes por postarem coisas variadas e instigantes, sem agir de maneira irritante na rede social. Mas, infelizmente o facebook parece um e-mail sem protetor de spam, onde você tem que aturar um mar de fotos que não te preenche em nada, e um monte de pedido de amizade e pedidos para jogos com pessoas que não conhece.
Sobre o Twitter, uma das coisas que mais gostei nele é que não preciso acompanhar tal pessoa para a mesma ler o meu conteúdo. O mini-blog é uma ideia boa, e facilita muito na divulgação de conteúdo e ajuda muito blogueiros que querem aumentar o numero de visitas do seu site.
Porem, o twitter se resumiu a uma coisa: "diário virtual". Daí as pessoas usam isso para falar dos seus traumas, suas tristezas e vida pessoal.
O twitter se resumi a uma rede social onde ninguém acompanha ninguém. Algumas pessoas dizem que te acompanham com a desculpa de que "está te seguindo" (na maioria das vezes, é mentira). Acho o seguinte: se você segue 500, 700, 1000 pessoas, você não esta acompanhando 1000 pessoas, está enganando 1000 pessoas. Você não vai conseguir acompanhar a todos. Um estudo comprova que o cérebro humano consegue armazenar na sua memoria no máximo 150 pessoas nas redes sociais, acima disso a grande parte vai ser vista como um borrão na mente, e na maioria dos casos você ira ignorar tal pessoa.
Seguir 1000 pessoas é algo errado? Não. O twitter é seu, você faz o que bem entender com ele. Porém, acompanhar,de fato, você não está.
Posso estar tendo uma visão um pouco agressiva sobre redes sociais. Mas, posso garantir que a grande maioria que esta lendo essa postagem passou por problemas similares aqui citados. A minha forma de usar internet é essa, quero adquirir informação e conteúdo. Não sou contra a socialização, desde que ela seja saudável, porque se as redes sociais fossem algo tão interessante não teriamos pessoas reclamando que no Orkut rola a imundice.Por que a imundice? A resposta é simples: é pelo que as pessoas postam, se o que fosse postado na rede social tivesse qualidade, ninguém reclamaria.
O que gosto do twitter é que eu decido quem vou acompanhar, e posso divulgar o que quero, se a pessoa não gosta é so dar "unfollow". Afinal, ninguém é obrigado a me seguir se não gosta do meu conteúdo.
E para finalizar, a culpa não é do sistema nem do orkut. O que faz a rede social útil ou não é o usuário, você tem o equipamento. Agora é com você, se vai tornará o seu teclado uma ferramenta eficiente ou não.
---------Autor---------
Blogueiro a dois anos do Visual Novel Brasil, colaborador do blog Emy House onde irei escrever textos variados. Gosto bastante de informática, tecnologia, games e quadrinhos ou seja um nerd completo.
![]()
![]()